Atendimento

(19) 3481-9800

Agendamento

(19) 3481-9838

Serviços

Centro de Diagnóstico por Imagens


O centro de diagnostico por imagens dispõe de um novo parque tecnológico, oferecendo funcionalidades de um PACS, laudos, processamento avançado de imagem e integração de informações clínicas e imagens.

O sistema oferece sala de laudos equipada com recursos para avaliação das imagens e precisão nos diagnósticos. Esse cenário permite uma boa análise dos exames.


A colonoscopia é um exame de imagem semelhante à da endoscopia e que investiga alterações ao longo do intestino grosso e no final do intestino delgado com a finalidade de diagnosticar infecções, tumores e pólipos (crescimento anormal do tecido da mucosa). Também possibilita a retirada de tecido para biópsia e a realização de procedimentos simples, como a polipectomia (remoção de pólipos intestinais).
A colposcopia é um exame ginecológico extremamente importante para avaliar o trato genital inferior feminino (vulva, vagina e colo do útero) de forma ampliada e detalhada por conta das lentes de aumento utilizadas no processo. A colposcopia é um exame capaz de analisar os tecidos destes órgãos e diagnosticar lesões benignas (inflamações), pré-malignas que antecedem o câncer e lesões malignas. Algumas lesões podem ser encontradas e evoluir para complicações sérias e por isso é importante realizar exames preventivos com frequência e se informar mais sobre o assunto. Caso seja identificada lesões, biópsias podem ser realizadas durante o exame.
A endoscopia digestiva alta tem esse nome porque analisa a parte superior do tubo digestório, incluindo esôfago, estômago e a porção inicial do duodeno. É um dos exames mais comuns e eficazes para identificar doenças do aparelho digestório como gastrites, esofagites e refluxo gastresofágico, além de auxiliar no diagnóstico de doenças mais graves como hérnia de hiato e câncer de estômago.
A histeroscopia diagnóstica ambulatorial é ferramenta fundamental na investigação da cavidade uterina e do canal endocervical, considerada exame padrão-ouro no diagnóstico de patologias intrauterinas, revolucionou os exames e tratamentos ginecológicos. Consiste da visibilização em tempo real do interior do útero através de um sistema acoplado de ótica com micro câmera e permite a avaliação de alterações anatômicas e funcionais do endométrio/endocérvice como vascularização, espessura, fase do ciclo, concentração glandular e presença de sinais indicativos de infecção. Por ser minimamente invasiva, é possível que sua realização, em casos mais simples, ocorra em um ambiente ambulatorial e sem necessidade de muitos preparos. Em casos mais complexos, é realizado em um centro cirúrgico, pois se deve aplicar uma anestesia na paciente antes do procedimento.
A laringe é uma cavidade que fica situada entre a faringe traqueia. Ela comporta as pregas vocais, mais popularmente conhecidas como cordas vocais. Ou seja, é ali que a voz de uma pessoa se forma, quando o ar passa por essa cavidade e faz vibrar as cordas vocais. Quando surgem sintomas como tosse persistente, rouquidão, dificuldade para engolir e formação de massa no pescoço, é necessário que a laringe, bem como as demais estruturas das vias aéreas superiores, sejam devidamente examinadas e isso é feito por meio da laringoscopia. O exame é realizado sob anestesia tópica e sedação leve (quando necessário) com um aparelho flexível, que é introduzido preferencialmente pelo nariz, sendo examinadas, gravadas e fotografadas as estruturas de transição da rinofaringe, orofaringe e laringe. É feito um estudo da mobilidade das cordas vocais. Quando necessário é realizado a biópsia (no caso de lesões). Avaliam-se as alterações anatômicas de orofaringe, laringe e sub-glote.
A Mamografia é o exame utilizado para revelar possíveis alterações, como nódulos e tumores nas mamas. Muitas mulheres acreditam que o autoexame das mamas através do tato é suficiente, mas segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o autoexame não substitui a mamografia. Só a Mamografia permite que sejam detectadas alterações antes mesmo de serem percebidas pelo tato. Trata-se de um procedimento bastante simples cuja dor é passageira. Na hora do exame, a paciente coloca os seios entre as duas placas do mamógrafo. Assim, o aparelho comprime as mamas e gera as imagens. A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame de mamografia a cada dois anos. Já entidades médicas, entre elas o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), recomendam que mulheres se submetam ao exame anualmente, a partir dos 40 até os 74 anos. Em casos específicos, como quando há histórico de casos de câncer de mama na família, o médico pode solicitar o exame em idades mais jovens e intervalos mais frequentes.
O exame de radiografia, popularmente conhecido como raios X é um método de imagem utilizado para produzir imagens de estruturas internas do corpo. O exame de raios X ou radiografia é um exame de imagem não invasivo muito popular, que ajuda no diagnóstico de fraturas e doenças com o uso de radiação atravessa órgãos e tecidos e cria imagens da região de interesse. Através dele, pode-se, por exemplo, diagnosticar ossos fraturados, tumores e corpos estranhos, dentre outras inúmeras aplicações.
Exame de tomografia computadorizada gera imagens com alto nível de detalhes e é muito usado para identificação de nódulos e tumores. É um exame de diagnóstico não invasivo que gera imagens via radiação e produzidas por computador, permite a visualização de órgãos, estruturas e tecidos de forma muito mais detalhada do que uma radiografia comum. Através da tomografia pode-se ter imagens específicas da parte do corpo que precisa ser investigada como cérebro, ossos, fígado, pâncreas, rins, útero, ovários, vias biliares, pulmões e pleura que é a membrana que recobre os pulmões. A tomografia também detecta problemas graves como AVC (acidente vascular cerebral), aneurismas, embolia pulmonar, edema cerebral, derrame pleural, traumas, podendo identificar ferimentos, fraturas e hemorragias.
Ultrassonografia, ultrassom ou ecografia – tem vários nomes – é um exame de imagem que tem como objetivo visualizar qualquer órgão ou tecido do corpo em tempo real e auxiliar na prevenção e no diagnóstico de doenças. Por meio dele é possível visualizar útero, ovários, feto em mulheres grávidas, bolsa escrotal, fígado, bexiga, vesícula biliar, baço, pâncreas, glândulas tireoide e paratireoide, rins e olhos. O termo ultrassom faz referência ao som emitido em frequência, que os seres humanos não podem ouvir. Para o diagnóstico por imagem, o ultrassom tem, geralmente, entre 2 e 18 mega-hertz (MHz). Importante destacar que este procedimento não apresenta desconforto e não acarreta nenhum efeito colateral para o paciente que fica em uma maca, e o médico coloca uma camada de gel na área em que o aparelho deverá ser aplicado. Depois, o transdutor – equipamento que será deslizado sobre a região que precisa ser analisada ou introduzido em algum orifício para investigar possíveis enfermidades – será posicionado para revelar, pela tela do computador, as imagens em tempo real. Ao término do exame, o gel é removido, e o paciente pode retomar as suas atividades normalmente.


Outros Serviços: