Mais de 100 pessoas participaram do Capacita Saúde, evento promovido no sábado, dia 11, pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social. O evento gratuito teve palestras de diferentes temas, acompanhadas por profissionais de saúde de São Pedro e região.
O principal objetivo foi promover a capacitação dos profissionais de saúde de nosso município?, conta Elaine Danova Camacho, organizadora do evento. Entre os temas abordados no evento estão atendimento da atenção básica, atendimento pré-hospitalar, assistência holística ao paciente e alívio da dor, cálculo e administração segura de medicamentos, sistematização da assistência da enfermagem e pré-natal, uso de PICC (dispositivo de acesso vascular inserido perifericamente) e assistência ao paciente renal.
Gestão foi outro tópico abordado. Representantes da Unimed, Ilana Echevarria falou sobre segurança do paciente; Renan Codo sobre gestão de riscos; Silvia Arruda Marques sobre qualidade e Fabiana Strapason Ballestero de Lima sobre experiência do paciente.
Participar deste evento foi uma agradável surpresa para nós, palestrantes da Unimed Piracicaba, ao observar o interesse dos profissionais da saúde pela área da gestão assistencial. A integração destes processos é a chave para o alcance da excelência em saúde", disse Silvia Marques, coordenadora da Qualidade da cooperativa médica.
Mais do que cuidar da saúde dos mais de 200 mil beneficiários de Piracicaba e região, nossas equipes têm o compromisso de compartilhar suas experiências, por meio de uma vivência organizacional séria e assertiva. Que possamos estar sempre juntos neste encontro, que capacita colegas da área em prol da saúde e do bem-estar social?, disse Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.
O evento contou ainda com oficina com os fisioterapeutas do Hospital São Lucas, supervisionado pela coordenadora da Fisioterapia Cinthia Gastardeli de Oliveira, que demonstrou na prática o uso de dispositivos ventilatórios como ventilador mecânico, máscara laríngea, máscaras diversas e ventilação não invasiva.
Outro destaque foi a participação da neonatologista e instrutora da Sociedade Brasileira de Pediatria, Soraia Drago Menconi, que abordou a reanimação neonatal.
BATALHA ? Uma das atividades práticas do evento foi a batalha de RCP (Reanimação Cardiopulmonar), com simuladores da Laerdal do Brasil e uso de programa que proporciona análise em tempo real da efetividade das compressões cardíacas.
O tema Cálculo e Administração Segura de Medicamentos foi abordado pela professora doutora Maria Cristina Pauli da Rocha, enfermeira pela USP São Paulo e mestre em Ciências pela USP São Paulo e doutora pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Representante do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), a conselheira Patricia Crivelaro falou sobre sistematização da assistência da enfermagem e pré-natal e o enfermeiro Leandro Baldacin, da UTI do Incor e da Hemodinâmica, abordou o uso de PICC (dispositivo de acesso vascular inserido perifericamente).A assistência ao paciente renal foi o tema abordado pelo enfermeiro do Incor, Sirlei.
Érica Pedronette, da DRS-X também participou do encontro que contou como profissionais de Santa Maria, Cordeirópolis, Piracicaba, Águas de São Pedro e Elias Fausto.
EXPERIÊNCIA POSITIVA - Ana Carolina Costa Rodrigues, enfermeira da UBS Dorothea, aprovou a participação no evento. "Foi uma experiência incrível e uma grande oportunidade que a Prefeitura de São Pedro e o Hospital Beneficente são Lucas nos proporcionaram. Um dia muito produtivo e rico em conhecimentos teóricos e práticos. Gostei muito da aula prática de RCP, lecionada pela coordenadora da atenção básica, onde aperfeiçoei os meus conhecimentos. Meu esposo que também é colaborador do hospital, ganhou em primeiro lugar a batalha e obteve uma premiação muito legal. Fora os demais cursos que tive a oportunidade de participar e adquirir ainda mais conhecimento profissional. Só tenho a agradecer e se tiver mais eventos estaremos presente novamente"